CICLO.

O Shopping Rio Design Leblon assume o compromisso de contribuir para redução do impacto ambiental e melhoria da qualidade de vida na região onde está presente. Com base nesse princípio, o projeto CICLO tem o propósito de despertar nas pessoas o interesse pela sustentabilidade participativa através da conexão entre a tecnologia, a arquitetura e o design.

Quatro soluções sustentáveis estão sendo praticadas diariamente no Shopping Rio Design Leblon, com gestão própria e alinhadas às exigências legais e regulatórias. Conheça:

Ecoponto CICLO

Todo resíduo gerado no shopping, é separado e descartado de maneira responsável. Temos um Ecoponto de coleta de diversos itens como pilhas, baterias, resíduos eletrônico, cápsulas de café, latinhas e muito mais. Ele fica localizado no primeiro piso, próximo ao Ponto de Atendimento do Rio Design Mais.

 

Velas aromatizadas CICLO

Reutilizamos o óleo descartado diariamente nas operações de gastronomia do shopping para produção de velas aromatizadas. Com essa iniciativa, o shopping transforma mensalmente 50 litros de óleo em mais de 100 velas aromatizadas. A medida evita o descarte de óleo no meio ambiente, além de envolver e conscientizar os lojistas do empreendimento.

 

Reciclagem de bituca de cigarro

Toda bituca de cigarro coletada no Rio Design Leblon, é separada e descartada de maneira responsável. Mensalmente são coletadas mais de 5 mil bitucas de cigarro para reciclagem. Em todos os acessos de pedestres do shopping temos bituqueiras para facilitar a coleta e garantir a segurança no descarte, evitando contato com materiais inflamáveis nos resíduos comuns. Parte do material foi destinado a Poiato Reciclagem, que coletou 7kg de bitucas de cigarros para reciclagem e transformou em massa celulósica utilizando tecnologia 100% nacional desenvolvida pela UnB - Universidade de Brasília.

 

Iluminação LED

100% das iluminação do shopping foi alterada para lâmpadas de LED recicláveis e não poluentes ou contaminantes, reduzindo o consumo de energia elétrica e o impacto no meio ambiente. Ao todo foram trocadas 1.475 lâmpadas fluorescentes que foram destinadas a reciclagem.

Outros Projetos